segunda-feira, 11 de junho de 2012

A HUMILDADE NA VIDA DO LÍDER

Alguns cuidados são muito importantes na vida de um líder. Não importa qual o tamanho de sua liderança, vigiar o coração e sentimentos é fundamental.


O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.
(Pv. 15:33)
Não dá pra negar, todo ser humano gosta de ser honrado e ter o seu desempenho reconhecido. Não é ruim quando alguém nos faz um elogio. Ficamos “todos cheios” quando temos o nosso nome citado por algum feito nosso. Devemos, porém entender que muitas armadilhas são colocadas pelo inimigo para por fim ao propósito de Deus na vida de uma pessoa. Um dos caminhos mais rápido para a queda de um homem de Deus é o orgulho e a prepotência. Penso que pouca coisa irrita mais ao Senhor do que a altivez do coração humano. Quantos buscam em Deus a sua benção, e quando esta chega o derruba. O Senhor não compactua com orgulho.
Humildade é a ausência total do orgulho. Veja o que diz o texto de Provérbios acima: a humildade precede a honra, ou seja, se você imaginar um desfile e a honra estiver desfilando, a humildade sempre estará à frente. A honra que vem sem a humildade é uma armadilha para a queda, e muitos são os que caem nela. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. (Pv. 16:18).
O pecado que derrubou Lúcifer foi a altivez, veja em Ezequiel 28:14-18:
         14 - Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.
        15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti.
       16 - Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. meio ao brilho das pedras.
      17 - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
      18 - Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam.

Vamos ver algumas características de humildade que precisam estar presente na vida do líder:
 1º.            Reconhecer dependência – É preciso reconhecer que dependemos um do outro para que haja um crescimento saudável e uniforme dentro do corpo. A igreja não pode ser uma espécie de ‘liga da justiça’ com alguns super-heróis. Depender fala da minha necessidade de ter alguém sobre mim, todos precisam ter alguém a quem prestar contas e isso é uma benção, pois me possibilita ter quem me ajude e me aconselhe em momentos decisivos na minha vida. É claro que minha dependência total precisa ser em Deus, mas veja Provérbio 19:20: “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.”
 2º.            Reconhecer o erro- Quando o rei Davi cometeu o pecado de adultério e assassinato, lemos na sua história que por algum tempo ele tentou esconder aquele pecado, até que em um momento Deus levanta o profeta Natã para que vá até ele e o confronte pelo pecado. Após o profeta contar uma história e Davi não entendê-la muito bem e determinar que o homem da parábola devesse ser morto, vem a resposta para ele: “...tu és o homem...”. Naquele momento Davi tinha duas escolhas, a primeira seria continuar ocultando o erro e quebrar de vez a sua aliança com Deus e a segunda seria reconhecê-lo, confessar ao Senhor e receber perdão. Embora, naturalmente falando, fosse difícil para um rei reconhecer o seu pecado perante um súdito, contemplamos a decisão de Davi quando ele diz: “Pequei contra o SENHOR”, e então vem a resposta do profeta: “Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás”. (II Sm. 12). Dentro de uma equipe de líderes não pode haver erros e pecados ocultos, essa decisão ocorre em um perigo de alianças serem quebradas. Reconhecer o erro é simplesmente uma das maiores demonstrações de humildade, e Deus espera que diariamente estejamos com o coração ligado a Ele para que o mover seja liberado. No mundo secular inventam-se desculpas e mentiras para macular o erro, e isto incorre em trágicas conseqüências para a pessoa, pois a bíblia diz que “um abismo chama outro abismo”. (Sl. 42:7). No Senhor entendemos a sua vontade, confessamos e recebemos a sua palavra: “não morrerás”. (II Sm. 12:13).
 3º.            Reconhecer o outro- Leia o que está escrito em I Coríntios 12:4-6: “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” É algo tremendamente importante reconhecermos de coração o que diz essa palavra, os diversos ministérios existentes na igreja não são frutos do esforço e sabedoria humana e sim, da vontade e propósito de Deus, “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”, diz Paulo em Efésios 4:12. Dons e ministérios são distribuídos por Deus para que a igreja seja edificada. Dons e ministérios edificam a igreja e não o ministro. Há uma diferença grande entre cada membro de uma igreja, todos são chamados para a edificação do Corpo de Cristo, mas cada um é chamado para um propósito específico dentro do corpo, portanto são diferentes e essa diferença precisa ser motivo de bênção e alegria, pois o outro sempre fará aquilo que talvez eu não fosse conseguir fazer e isso é bom. Um irmão que é líder precisa reconhecer o outro e sempre se alegrar com ele nas suas conquistas e vitórias, pois ele sendo vitorioso o corpo está crescendo e quando o corpo cresce, eu também cresço junto.
 4º.            Reconhecer que é servo- Certa vez a mãe de dois discípulos chegou a Jesus pedindo privilégios para seus filhos no futuro reinado do Mestre. Aquela atitude da mulher gerou um conflito dentro da equipe, pois todos ao seu próprio modo queriam os melhores lugares. É claro que Jesus não iria perder essa oportunidade de ensinar algo precioso para os seus discípulos daquela e de todas as épocas. Ele disse que no mundo somente os maiorais exercem autoridade e que os outros somente obedecem, mas que dentro de uma equipe de líderes deveria ser ao contrário, pois quem quisesse ser o maior deveria ser servo do outro, (Mt 20:20-28). Tenho observado que servos parece estar em extinção dentro da igreja, muitos querem crescer à custa da queda do outro, não é para isso que líderes são chamados. Somos chamados para fazermos a diferença, e foi isso que Jesus disse à sua equipe naquele dia: “Não é assim entre vós; pelo contrário...” Servir ao outro é estar disposto a socorrê-lo, é disponibilizar o que é meu para ajudá-lo, seja o tempo, o carro, a oração, ou qualquer outra necessidade material ou espiritual. O servo é aquele que faz e não espera ser solicitado, é aquele que entrega a cadeira para o outro e fica em pé, é aquele que se sacrifica para que o outro esteja bem. Servir ao outro é nada mais do que ser igual a Jesus, pois Ele próprio veio para servir e não para ser servido. Que aprendamos a lição e sejamos servos uns dos outros, todos os dias.
 Humildade não é algo que de uma hora para outra acontece em minha vida, humildade é uma decisão de estilo de vida. Eu decido viver assim e vou para a cruz diariamente para que Cristo seja refletido através de mim em todos os momentos.
O ser servo confronta o mundo e glorifica a Deus. Fique na Paz, vencedor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem. Gostou? Tem alguma sugestão? Fique à vontade.